sábado, 19 de dezembro de 2009

Auto Afirmação



Afirmo com toda a convicção: vocês podem mudar sua vida para melhor, porque trazem dentro de si as ferramentas necessárias para isso. Essas ferramentas são seus pensamentos e crenças -a que muitos chamam de afirmações.

Uma afirmação é qualquer coisa que você diz ou pensa. Não nos damos conta disso, mas muitas vezes os nossos pensamentos são bastante negativos, seja a nosso próprio respeito, seja a respeito dos outros, das experiências que vivemos e do nosso futuro, do presenteou até mesmo do passado.
Expressamos nossos pensamentos em palavras, e se os pensa­mentos são negativos, as palavras também o serão.
“Sou um fracasso total “,
“Meus amigos me desvalorizam não querem saber de mim”,
“Isso é muito difícil, não vou conseguir”
são pensamentos que temos e frases que pronunciamos sem perceber o efeito negativo e o poder que exercem sobre nós.
Uma afirmação abre a porta; ela é o ponto de partida do cami­nho para a mudança. É como se você dissesse ao subconsciente: “Estou assumindo a responsabilidade. Estou consciente de que posso fazer algo para mudar.”
Repito: cada pensamento que temos ou cada palavra que pronunciamos é uma afirmação. Todo o seu diálogo interno é um fluxo de afirmações. Você usa afirmações a todo momento, quer esteja consciente disso ou não. Afirma e cria suas experiências de vida a cada palavra ou pensamento. As afirmações expressam as crenças a respeito de nós e do mundo, que vão sendo construídas desde a infância. Uma crian­ça criada num clima de respeito e amor, que se sentiu acolhida e valorizada, tem uma visão – uma crença – a respeito de si mes­ma bem diferente daquela que foi abusada, ignorada, desres­peitada. É muito fácil imaginar o que acontece com cada uma dessas crianças. A primeira vai gostar de si mesma, vai acreditar em sua própria capacidade, vai se relacionar amorosamente com os outros e não se deixar desrespeitar. A outra estará sempre na defensiva, esperando hostilidade dos outros, relacionando-se com eles como a pessoa desvalorizada que acredita ser, deixan­do-se desrespeitar. Talvez na idade adulta ela diga que deseja encontrar um parceiro que a ame e respeite, mas sua crença mais profunda a impedirá de fazer isso, porque ela não se sente merecedora de um relacionamento de qualidade.


É importante prestarmos atenção nisso. Nossas crenças são capazes de nos fazer felizes, mas também podem estar limitando nossa possibilidade de criar exatamente as coisas que dizemos desejar. O que você quer e aquilo que acredita merecer podem não ser a mesma coisa. É preciso estar atento aos pensamentos e às palavras que os expressam para começar a eliminar aqueles que criam as experiências que você não deseja para sua vida.Pensar negativamente não é um defeito seu. Simplesmente você nunca aprendeu como pensar e falar. Essa descoberta de que os pensamentos criam as nossas experiências é bastante recente. Seus pais provavelmente não sabiam disso, portanto não podiam lhe ensinar. Eles simplesmente reproduziram o modo como os pais deles os ensinaram a olhar a vida. Ninguém está errado. Mas está na hora de despertarmos e começarmos a criar nossas vidas conscientemente, de um modo que nos satisfaça e fortaleça. Você pode fazer isso. Eu posso fazer isso. Todos nós podemos – precisamos apenas aprender.

Algumas pessoas dizem que “as afirmações não funcionam”, sem perceberem que esta frase já é uma afirmação. Na verdade, o que acontece é que não sabem usar as afirmações correta­mente. Podem dizer: “Minha prosperidade está aumentando”, e depois pensar: “Isto é uma bobagem, sei que não vai funcionar.” Qual das duas afirmações você acha que vai prevalecer? A ne­gativa, é claro, pois faz parte do modo arraigado com que a pes­soa se habituou a olhar a vida. Às vezes as pessoas pronunciam as afirmações uma vez por dia e reclamam o restante do tempo. Levará muito tempo para que as afirmações funcionem se forem feitas dessa maneira. Talvez nunca cheguem a funcionar, pois as afirmações negativas sempre prevalecerão, por serem muito mais freqüentes e feitas com muita emoção.
Pronunciar afirmações é apenas parte do processo. O que você faz no restante do dia e da noite é ainda mais importante. O segredo para que as afirmações funcionem de modo rápido e constante é preparar uma atmosfera propícia ao seu desenvolvi­mento. As afirmações são comparáveis a sementes lançadas na terra. Um solo pobre será sinõnimo de pouco desenvolvimento, e um solo fértil, de desenvolvimento abundante. Quanto mais você escolher pensamentos que lhe dão bem-estar, mais rapida­mente as afirmações produzirão efeito.
Então, tenha pensamentos felizes. Basta isso. E é viável. A escolha do modo de pensar é exatamente isso: uma escolha. Você tem a sensação de que os pensamentos invadem sua mente sem o seu controle. É esta a grande mudança: a partir de hoje… de agora… deste exato momento… você pode escolher mudar o seu modo de pensar. Não pense que é um processo mágico e que sua vida vai mudar de uma hora para outra. Porém, se você per­sistir e escolher diariamente ter pensamentos agradáveis, posi­tivos, que lhe dêem satisfação, sem dúvida irá perceber aos poucos mudanças positivas em todas as áreas da sua vida.


Depois de anos de escolha consciente e de repetir as afir­mações, consigo hoje acordar todos os dias abençoando e agradecendo a vida maravilhosa que tenho. Durante o dia con­tinuo escolhendo ter pensamentos felizes, independentemente do que aconteça. Isso não acontece 100% do tempo, mas já cheguei a 75% ou 80% hoje em dia, o que fez uma enorme diferença em minha vida. De vez em quando eu resvalo e me surpreendo tendo pensamentos negativos. Mas estou de tal forma atenta, que logo retomo minha escolha pelo positivo.
O único momento em que vivemos é o momento presente. É o único tempo sobre o qual temos controle. “O ontem é passado, o amanhã é um mistério e o hoje é uma dádiva que chamamos de presente”. Se não escolhermos nos sentir bem neste exato momento, como poderemos criar momentos futuros de abundância e prazer?Fazer afirmações é o poder de escolher cons­cientemente ter certos pensamentos que irão gerar resultados positivos no nosso futuro. No início é bastante difícil, e você pode até cen­surar-se achando que é um processo ridículo e irreal. Mas por favor ganhe a coragem necessária dentro de si, ela está lá toda e vença a sua resistência e insista.
Tem da nossa parte a garantia que as afirmações positivas começarão a mudar seu modo de pensar. Declarações afirmativas vão além da realidade do presente, até a criação do futuro, através das palavras que você usa agora. Não esquecer as Leis Universais…prometo que será tema muito brevemente aqui no blog pois elas são a base de tudo aquilo que podemos alcançar.

É importante fazer as afirmações no tempo presente. Por exemplo, afirmações típicas começariam da seguinte forma: “Eu tenho…”, ou “Eu sou…” Se você disser: “Eu terei…”, ou “Eu serei…”, seu pensamento ficará no futuro e é lá que as suas realizações ficarão também causando-lhe frustação.
O Universo recebe seus pensamentos e palavras literalmente e lhe dá o que você diz querer. Sempre. Esta é outra razão para manter uma atmosfera mental feliz. É mais fácil fazer afirmações positivas quando estamos nos sentindo bem. Utilize as suas emoções como um barómetro de tudo que sente e pensa.

Pense desta forma: todo o seu pensamento é importante, por­tanto não desperdice seus preciosos pensamentos. Todo pensa­mento positivo traz benefícios à sua vida. Todo pensamento negativo leva embora as coisas boas e as coloca fora do seu alcance.
Pode ter cer­teza: um acúmulo de pensamentos negativos cria uma barreira contra as afirmações positivas.
Dizer “não quero mais ser doente” não é fazer uma afirmação que vai favorecer sua saúde. É preciso dizer claramente o que você realmente deseja. Ou seja;¨ Eu sou saudável ¨

7 comentários:

  1. Afinal, o que são os pensamentos? Quando vc observa seu dia, e reflete: Hoje tive pensamentos positivos, ou hoje, naquele monento tal tive pensamentos negativos... Quando vc se observa, observa seus pensamentos, não? E quem é este que observa? Algo separado dos pensamentos? E os seus pensamentos, são algo separado de vc, já que acreditas poder mudar?
    Tudo o que os psiquiatras, os psicologos e as religiões estão fazendo a milênios é criar crenças positivas, exatamente como vc mensiona neste post. Acreditar, acreditar, ter fé, ser otimista, positivo, que com o "tempo" se obtem o exito, o sucesso, o reino dos céus. O positivos, dizem, é Deus, o negativo a besta. A disciplina é o hábito dos monges. Mas isso não tem resolvido nada... O Observador e a coisa observada, quem são??

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Rogs!!!
    Então os pensamentos são uma atividade mental organizada, com um alto grau de liberdade e não limitada ao mundo físico.É uma espécie de planejamento para poder traçar metas e objetivos, claro que por isso temos que cuidar o que pensamos;quando você pensa esta criando e isso é o seu libre arbítrio, não estou referindo que pensamentos negativos são coisas de outro mundo, apenas enfatizo, que ele so é preciso pra sabermos diferenciar os bons pensamentos e para poder ter o equilibrio necessário.O ponto da vigia é verificar os possíveis cursos de uma ação como essa...por isso é uma responsabilidade.
    Acredito também que a maioria não consegue chegar a uma conclusão como esta abordada por desistirem no meio do caminho, sei que existem ¨N¨ fatores que fazem surgir essa desitência,mas é justamente para isso que precisamos mudar de uma vez por todas esse pensamento de massa que nada adianta. Acredite... e você terá o que deseja!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo. Não acho que os pensamentos sejam tão livres assim. Não acho que livre arbítrio é escolher entre um pensamento ou outro. Espera, não seja tão rápida em discordar... Vc não me respondeu as perguntas que fiz, pq talvez nem se quer tenha as ouvido. Talvez estaja tão presa nas tuas conclusões, nos teus pensamentos, que não consegues ouvir uma pergunta, ou uma discordância; Somos assim, não é privilégio teu. Pense sobre quem é o observador e a coisa observada... E me responda, em relação a sua afirmação, pq eu desejo e quero alguma coisa? Quem deseja? O que é o desejo, pra que serve? bjs

    ResponderExcluir
  4. A propósito, acho que os pensamentos são limitados ao mundo físico sim... rsrsr Pensamentos não formados de memória, e a memória não é manifestação do mundo material?

    ResponderExcluir
  5. Mas eles são..são livres de tudo,o nosso pensamento não tem limites, podes pensar o que quiser, ir onde quiser, é uma fonte inspiradora e inesgotável de possibilidades, os pensamentos estão interligados com a nossa consciência, ora com o material também, tudo esta interligado por isso vivemos, o sitema é tão perfeito que faz isso por nós.É dificil de aceitar...eu sei que é....mas cabe a você procurar o que mais lhe convier, o que se moldar com o que você procura e sentir-se bem.
    O observador e a coisa observada é a mesma coisa, como te disse anteriormente,eu quero; ou você quer algo, porque estamos sempre buscando alguma coisa, seja o que for, sempre estaremos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. "mas cabe a você procurar o que mais lhe convier, o que se moldar com o que você procura e sentir-se bem".

    Drika, não é isso o que vem ocorrendo no mundo atualmente e desde milênios? Ai vc diz que vivemos num sistema perfeito que faz isso por nós. Não entendo. O que vejo é uma desordem total, e uma humanidade caminhando pro colapso justamente por isso, por cada um buscar sua verdade, aquilo que lhe faz bem, individualmente.
    Não é assim?
    De que tipo de pensamentos estamos falando? bj

    ResponderExcluir
  7. O sitema é perfeito o homem que destrói tudo...A desordem existe, e esta cada vez mais arriagada em todos os cantos, o que a maioria não entende é que você fazendo por si e tentando de alguma forma ajudar os demais,ja esta fazendo uma boa parte, mas nem assim as pessoas querem ajuda...e por isso... os poucos, deveriam abandonar essa procura???Não...obvio que não...o pensamento é uma realização!!!!Quando não conseguimos pensar conscientemente em uma forma ordenada, pensamos mesmo inconscientemente, então porque não pensar coisas boas???? Sabe aquela frase tão comum de se usar??
    Você é o arqueiteto de sua vida...é isso mesmo, com pensamentos alinhados e condicionados para um foco,obterás grandes conquistas...um beijão

    ResponderExcluir