sábado, 19 de dezembro de 2009

Preconceito


O preconceito é uma forma enviesada de se perceber o outro. Tal sentimento reside no homem e pode eliminar sonhos e inibir vidas. É lamentável perceber que o preconceito se manifesta em todo ser humano, em graus variados. Em alguns casos funciona como estratégia de defesa a algo que não lhe convém. Em outros, como forma de desrespeito às diferenças e às minorias. O preconceito parte de quem se sente incomodado, como quando se antipatiza com alguém por sua religião, raça, nacionalidade, opção sexual, nível social, etc. Isso leva à discriminação que não é outra coisa senão a prática da exclusão. Quem nessa vida já não foi alvo de algum tipo de preconceito? Quem não se lembra de ter rejeitado, algum dia, o comportamento de alguém ou mesmo algo que lhe incomodasse? Todos podemos nos ver aí, mesmo que em esporádicos momentos de nossas vidas. Para que melhor possamos entender como nascem os preconceitos, precisamos refletir sobre as influências externas que sofremos e que absorvemos como condutas naturais.

Vivemos num mundo inibidor de valores em que os preconceitos e a hipocrisia permeiam as relações humanas, tornando-nos menores em nossas medíocres existências. Parece até que as pessoas valem mais pelo que têm que por aquilo que são. A beleza física de poucos supera o caráter de muitos. Já não importa aquilo de bom que carregam dentro de si. O dinheiro ganho por alguns, ilicitamente, atinge índices no ibope jamais alcançados pelo mísero salário mínimo, ganho pelo trabalhador, honestamente. Essas coisas de bons valores e de sentimentos nobres ficam para os pobres poetas e românticos que não venceram na vida, dizem as más línguas. Hoje em dia o que se vê são hipócritas emitindo conceitos sobre o que deve ser um homem, mas no entanto o que vale mesmo é justamente o contrário. Nunca a inversão de valores esteve tão em voga quanto agora, a ponto de muitas pessoas repensarem o que deverão ensinar aos seus filhos como sendo as normas de boa conduta e de respeito ao próximo. O jeitinho brasileiro está incorporado entre nós de tal forma que se alguém se dispuser a negá-lo corre o riso de ser levado ao ridículo. "É preciso se levar vantagem em tudo", diz a "lei de Gerson". Tudo isso vai-se incorporando em nossa mente e, vez ou outra, passamos a questionar o próximo e a nós mesmos. São inúmeros os estímulos para que compactuemos com o errado que hoje vigora livremente no seio da sociedade. Muitas pessoas que resistem passam a ser discriminadas e vítimas do odioso preconceito.

Há pessoas enfrentando o vexame de ter seus valores a ponto de irem para a lata de lixo. A correr o risco de se contaminarem pelos preconceitos. O homem que hoje em dia tem um comportamento reto, que é justo e acima de tudo honesto, é tido e havido, muitas vezes, como um grande otário, um bobo que não merece que ninguém perca seu tempo com ele. Chegamos a essa triste realidade. É evidente que numa sociedade materialista, manipulada por interesses nada nobres já não há mais espaço para a coerência e passa a ser comum ver pessoas se dobrarem a essas evidências. Esta sociedade consumista tem causado muito mal. Seus parâmetros nos passa a idéia de que para atingirmos os fins não nos interessam os meios. A partir daí nasce a vontade de eliminar aquilo de "errado" que aprendemos e de adotar os valores e a postura daqueles que precisam "se dar bem" na vida. Vivemos num mundo onde se valorizam as aparências. É comum ver o próprio poder público a criar dificuldades para vender facilidades. Já não existe entre as pessoas, com a mesma ênfase de outrora, a tão necessária solidariedade. Pessoas estão sendo vítimas do embrutecimento que podem torná-las insensíveis e desprovidas de seus melhores sentimentos. São sinais a indicar que a sociedade está doente, que os homens estão perdidos nesse torvelinho de ebulições e seguem assim fortalecendo o processo de desumanização. Quem se apresenta diferente, quem não comunga com um mundo onde não haja sonhos e o direito à liberdade, poderá em breve ser uma espécie em extinção. Se as pessoas honradas e providas de bom-senso não trabalharem em prol do resgate dos valores humanitários, a discriminação e o preconceito poderão reinar absolutos. Graças a Deus acreditamos que as pessoas de bem ainda são maioria no mundo e poderemos esperar uma sociedade menos discriminatória.

7 comentários:

  1. Há muito tempo achamos que as pessoas de bem são maioria. Já foi tentado de tudo para que a humanidade seguisse um caminho reto, basta lembar de tantas ideologias e religiões que criamos. Mas continuamos iguais, e estamos fazendo com que nosso desenvolvimento tecnológico nos leve a destruição da natureza; Não seria o preconceito exatamente acreditar que se sabe alguma verdade, e rejeitar todas outras que se apresentam? Portanto, talvez para não se ter preconceitos, devemos rejeitar todo nosso conceito de verdade. Quando vc diz que não se pode acabar com o ego, não seria um preconceito? Como sabes?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade acho que não continuamos iguais, antes era um jeito e hoje esta piorando a cada dia.Várias ideologias e nenhuma solução.A sua verdade é única, se você observar a sua vida e você estiver feliz e como você a idealizou...PARABÉNS!!Você conseguiu com suas creças ou do seu modo de viver e pensar o feito desejado; mas não é sempre o que acontece, muitos estão em uma eterna procura de respostas fora e elas estão dentro.
    Acredito que tudo que vemos e sentimos esta certo,so esta desordenado;cabe a nós tentar colocar ordem em nossas coisas, porque ja é um bom começo.

    ResponderExcluir
  3. Então se eu acredito que os judeus são o problema do mundo, pra usar um exemplo radical, esta é a minha verdade e se eu estou feliz com ela, tudo bem? Esta é uma verdade fora de mim também, então pq parabéns pra mim, se o que eu idealizei deu certo apenas pra mim?

    ResponderExcluir
  4. Sim, se você esta feliz com a tua verdade e se sente bem..parabéns...mas com tantos questionamentos... pensando melhor... acho que tens que rever alguns aspectos para que você fique bem e se sinta feliz.Eu estou muito feliz!!!Um bj

    ResponderExcluir
  5. Olha, não quero te causar nenhum problema com meus questionamentos. Por favor, não pense que estou aqui levantando questionamentos a toa, ou pra contraria por contrariar. Mas não lhe parece absurdo que tudo se resuma a ser feliz assim, individualmente, com sua própria verdade? É isso o que tem ocorrido no mundo, ha muito tempo, a busca da felicidade própria. De minha aprte busco compreeder o sentido da vida, e não apenas buscar felicidade. Busco a Verdade, não a felicidade. Agradeço sua resposta, falamos... beijoss!

    ResponderExcluir
  6. Não de forma alguma, você não me causa nenhum problema,e nem que seus questinamentos são atoa,eu abordei vários assuntos, onde falei não so de felicidade,quando digo que todos buscamos algo a mais, não me refiro so e unicamente a felicidade, buscamos conhecimento de toda a natureza...como o blog diz é um ponto de vista...o meu é este, acho válido outras questões e questionamentos, mas no momento o que acredito é isso; que felizes podemos procurar outras respostas, muito mais além disso...do conhecido ou esperado, muito melhor do que nos sentindo tristes.Mas é uma escolha independente do estado que você estiver...procure essa verdade, procure esse sentido, se encontrar essa razão antes de mim, por favor me conte.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que bom, porque buscamos a mesma coisa no fundo. Eu também procuro me sentir menos triste, sofrer menos, não senti-me ansioso, cheio de dúvidas e medos. Sem dúvida todos nos sentimos assim muitas vezes, e talvez esse seja o maior motivo de buscar alguma saída.
    Me encontro exatamente assim.
    O que talvez eu gostaria de dizer, é que não é esta mesma mente condicionada, que busca essas respostas por estes motivos, que vai achar a solução.
    Um abraço bem forte, com todo meu carinho.
    Ah, eu também não sei direito explicar. Só o que sei é que isso tudo não tem explicação... rsrs se cuida, bjs

    ResponderExcluir