sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O Poder do seu subconsciente






Pensar e imaginar são habilidades que concentram energia vital, portanto, são forças poderosas atraindo as nossas experiências.
Tudo aquilo que criamos mentalmente e acrescentamos “crença”, “fé”, que dizemos para nós mesmos “isso é assim”, ou, “acredito que é assim”, se torna realidade.
É comum as pessoas desistirem desses conceitos sobre a construção do próprio destino através das escolhas, mesmo acreditando serem verdadeiros, porque não conseguem alcançar resultados positivos, ou seja, é algo mais ou menos assim: “Sei que crio, estou pensando positivo, mas, nada mudou!”
Isso é bastante comum, porque apesar dessas pessoas acreditarem (racionalmente) nisso, não possuem concentração mental (capacidade de foco num único padrão de pensamento), nem as emoções correspondentes àquilo que desejam.
Imagine os pensamentos como “imagens”, você desenha algo em sua mente e diz: “É isso que eu quero!”, mas, para que essa imagem ganhe vida e passe a atrair sua forma física correspondente (para que se torne físico, “real”), é necessário que hajam as emoções correspondentes à aquilo que você deseja, porque as emoções geram energia, e energia é VIDA.
Por exemplo, você deseja ter um relacionamento afetivo prazeroso, cria em sua mente a imagem correspondente, ou seja, se visualiza feliz e realizado, porém, por quanto tempo você consegue se focar nisso? Ou surgem outros pensamentos , preocupações ou lembranças, que lhe fazem pensar de maneira pessimista? Por quanto tempo você consegue se manter concentrado? E em relação às suas emoções, elas correspondem ao que você acredita merecer? Ou você se sente péssimo, rejeitado, “esquisito” e deprimido?
Para que possamos experimentar uma situação diferente daquela que vivemos hoje, precisamos primeiro nos desligar mentalmente daquilo que chamamos de “problemas”. Precisamos ensinar ao nosso sistema, como queremos nos sentir daqui para frente, porque a maneira como nos sentimos hoje, corresponde às nossas construções do passado.
A mente se divide basicamente, em duas partes: o consciente e o inconsciente. As duas atuam, cumprindo funções distintas. A mente consciente é superficial , é aonde acontece o nosso “diálogo interno”, está ativa sempre que estamos prestando atenção à algo e é aonde se processa o nosso livre-arbítrio ( raciocínio e escolhas ).
A mente inconsciente é mais profunda e atua independente de nossa vontade, por exemplo no crescimento dos cabelos, nos movimentos peristálticos, no perfeito funcionamento de todo o organismo , enquanto dormimos, etc.
Na mente consciente temos o poder de escolha, optamos por aquilo que queremos, nesse instante você escolheu ler esse texto, porque julga ser benéfico para você, certo? Há cada instante estamos fazendo escolhas.
Quando prestamos atenção à algo, por exemplo em uma leitura interessante , ou no último capítulo da novela, o ambiente, as pessoas, as situações ao nosso redor, se tornam inconscientes.
Tudo aquilo em que colocamos atenção com vontade, nos impressiona e gera um “registro”, “um arquivo”, “uma foto”, em nosso subconsciente.
Imagine o subconsciente como um grande “fichário”, ou, uma “memória de computador”, arquivando e guardando todas as nossas impressões, ele é uma zona de conexão entre o consciente e o inconsciente.
Sempre que falamos em “crenças”, estamos nos referindo ao conjunto de conceitos que temos acerca de um assunto, e, consequentemente , aos sentimentos despertados por esses conceitos.
Cada vez que você dá importância a algo, cria um pensamento padrão que fica registrado em seu subconsciente. O subconsciente tem o poder de materializar e concretizar, ou seja, de tornar perceptível aos cinco sentidos, tudo o que você registrou nele. O seu consciente é quem escolhe; o subconsciente só aceita o que você escolheu, não importando em que tempo essa escolha foi feita, se você continuar confirmando a crença ela continuará se concretizando em sua vida, através dos acontecimentos.
Se um dia você fez uma escolha, positiva ou negativa e esta ficou registrada em seu subconsciente, foi porque você deu uma certa força de crédito à ela. A partir de então, seu subconsciente somente executa o programa automaticamente.
O fato, é que se tivermos a coragem de nos auto-analisarmos poderemos constatar, que nas áreas da vida aonde enfrentamos desafios, temos muitas crenças negativas e limitadoras.
Por exemplo, imagine uma pessoa que deseja muito se relacionar com alguém interessante, mas, que só encontra pessoas desinteressadas ou que não querem se comprometer. Por que será que as dificuldades que enfrentamos na vida, sempre se repetem? Você já pensou sobre isso?
Essa mesma pessoa, no passado apaixonou-se perdidamente por alguém que a decepcionou e lhe feriu os sentimentos, levando-a à assimilar a idéia de que nunca mais amaria, ou que nunca mais confiaria em alguém. Evidentemente, hoje por mais que conscientemente deseje uma nova relação, algo em seu íntimo (subconsciente) , assimilou que relacionamentos amorosos nos levam à sofrer, ou que os homens não são de confiança. Já que temos um sistema de defesa muito poderoso, essa pessoa dificilmente conseguirá um relacionamento satisfatório, enquanto não aprender a reverter suas crenças.
Lembre-se que cada pensamento, desperta uma emoção, cuja emoção é o “combustível” energético dessas “imagens” que pela Lei da Atração, buscam suas formas correspondentes.
Portanto, pensamento e emoção trabalham juntos na criação de todas as situações que experimentamos na vida, daí a importância do autoconhecimento
.
Como podemos ver, é fundamental uma profunda análise interior à respeito das nossas crenças, já que, são elas os “programas” em nosso subconsciente, responsáveis por tudo aquilo que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário